Alucinações em 15 minutos

 

Estudo fornece pistas para futuras pesquisas sobre predisposição a psicoses
Passar por privação sensorial,visual e auditiva por um quarto de hora é suficiente para provocar alucinações em pessoas saudáveis. É o que indica um estudo realizado por pesquisadores do University College de Londres. Os neurocientistas já sabem que, se mantida por várias horas ou dias, esse tipo de privação desencadeia fenômenos alucinatórios, mas é a primeira vez que o efeito é analisado em curtíssimo prazo.

Outro objetivo dos pesquisadores era verificar se há pessoas mais ou menos predispostas a distúrbios perceptivos alucinatórios. Para isso,recrutaram voluntários saudáveis, mas dividiram-nos em dois grupos: os que relatavam já ter experimentado alucinações espontâneas ao longo da vida, e os que afirmavam desconhecer essa sensação. Depois de 15 minutos numa sala onde não entrava luz nem som, os participantes saíram e responderam a questionários sobre distorções perceptivas.

Todos relataram algum tipo de alucinação, pensamentos paranoicos e humor deprimido, mas a ocorrência foi significativamente maior no primeiro grupo,os chamados “alucinadores”. Segundo os autores do artigo publicado no Journal of Nervous Mental Diseases, esses resultados fornecem pistas importantes para futuras pesquisas sobre predisposição a psicoses e o papel dos sentidos na saúde mental.
Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/alucinacoes_em_15_minutos.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: