Especialista comenta as causas da queda de cabelos em bebês e crianças

Ainda na gestação, a ansiedade dos pais em saber como será o cabelo do bebê é grande. Liso, encaracolado, loiro, castanho, volumoso ou ralo, igual da mamãe ou do papai. O que alguns casais não sabem é que até o sexto mês de idade da criança esses fios podem se renovar.

Por isso, muitos recém-nascidos são “cabeludos” e depois ficam “carequinhas”. Especialistas explicam que isso se dá devido a ajustes hormonais e ao ciclo natural dos fios e nesse caso não necessita de preocupação.

Entretanto, se durante a infância a queda de cabelo for contínua é hora de procurar ajuda. Segundo o dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar) pela Internacional Association of Trichologists, Ademir Jr, as principais causas de queda capilar infantil estão relacionadas ao estresse. “É o caso, por exemplo, do eflúvio telógeno e da alopecia areata, ambos de comum incidência em adultos, que ocorrem após algum período de maior dificuldade para a criança, fazendo com que os fios caiam de forma difusa ou localizada”, explica.

O especialista ressalta ainda que quando se trata da alopecia areata, geralmente em áreas localizadas, os cabelos se soltam em chumaços, o que torna o quadro física e psiquicamente mais importante.  Havendo esses sintomas, é fundamental procurar orientação médica, pois o tratamento a costuma ser mais resistente, principalmente em pacientes com histórico de alergias prévias de pele, ou respiratórias, como rinite e asma. “Casos mais complicados podem ocorrer com a ampliação e confluência das placas de alopecia, assim como o desenvolvimento para o acometimento de todo o couro cabeludo e, até mesmo, com comprometimento de todos os pêlos do corpo”, afirma Dr. Ademir.

Já a tricotilomania – perda de cabelo ocasionado pelo arrancamento dos fios pelo próprio paciente – é considerado um distúrbio que deve ser acompanhado pelo dermatologista em conjunto com o profissional de apoio psicológico (psicólogo ou psiquiatra).

Para finalizar, o dermatologista alerta os pais para as Genodermatoses, que se manifestam nos primeiros dias de vida do bebê e causa a anormalidades nos fios, tornando-os mais fracos e quebradiços que o comum. “Ao menor sinal de quedas capilares procurem um profissional especialista em cabelos (tricologista) ou um dermatologista para o diagnóstico adequado e instituição de tratamento precoce. Nas crianças, esta atenção precisa ser redobrada em virtude ao desenvolvimento psíquico”, aconselha Dr. Ademir.
Fonte: http://semprematerna.uol.com.br/manual-bebe/papo-cabeca

Anúncios

12 comentários em “Especialista comenta as causas da queda de cabelos em bebês e crianças

Adicione o seu

  1. minha filha tem 2anos e meio e esta tendo queda de cabelo principalmente na frente ja esta bem calvo.me ajude nao sei o q fazer.

    1. A minha já está com 4 anos e o cabelo dela não para de cair já não sei mais o que fazer já levei em varios medicos e nonguém descobre nada mais o cabelo não desenvolve e não para de cair

      1. Olá Viviane, minha filha está com o mesmo prolema. O pediatra fala q é fase pq está frio e usamos água muito quente….Vc conseguiu resolver o problemas da sua filha??? Como vc fez???? Aguardo contato…..Regina.

      2. Oi querida vc conseguiu resolver. Minha filha tem cinco anos e está com mesmo problema

  2. minha filha tem 5 anos e ha poucos dias percebi que havia duas falhas no couro cabeludo dela e em poucos dias isso aconteceu nao sei por que nao é por nem motivo citado acima vou procurar um especialista mas estou muito preocupada!Se alguem puder me ajudar

  3. eu também gostaria muito de que alguém me ajudasse.. já estou desesperada sabe..
    vê minha filha com a parte da frente da cabeça carequinha.

  4. A minha filha esta com 2 anos e 10 meses e esta com queda de cabelo estou preocupada!!!
    o que devo fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: