Deliquência Juvenil

A delinquência deixou de ser atitude característica apenas de favelas e periferias, agora tem se propagado em condomínios de luxo, entre jovens de classe média alta, pois os valores morais e éticos estão perdidos, não há políticas públicas eficazes para diminuir o problema e, além do mais, a classe média alta tem financiado o crime e a violência.

A estrutura familiar agoniza dentro de um sistema corroído e frágil. Os pais vivem numa busca constante para acumular riquezas e conquistar posições de destaque na sociedade. Passam a maior parte do tempo ausentes de casa, distantes dos filhos. Cumprem uma fatídica rotina de sair cedo e chegar tarde. Em muitos lares, os finais de semana são reservados para reuniões, viagens de negócios e infinitos compromissos. Com isso, os filhos ficam relegados e acabam crescendo sobre a tutela de pessoas despreparadas profissional e, às vezes, psicologicamente. A ausência de carinho e afeto paterno deixa marcas profundas nas crianças, tornando-as vulneráveis as investidas das drogas e da criminalidade.

Outra preocupação é a falta de políticas públicas voltadas ao combate à criminalidade. Os governantes precisam deixar as propostas exclusivistas e partidárias, adotando projetos de governo, e, o mais importante: abandonar planos e artimanhas para saquear os cofres públicos. Os projetos devem contemplar uma melhor distribuição de renda, educação de qualidade para todos e, principalmente, que a justiça funcione igualmente para pobres e ricos. Agindo assim, o abismo social aos poucos será dirimido e o mal combatido em sua raiz.

Além disso, a burguesia brasileira não pode pensar que, dirigindo carros blindados e morando em mansões luxuosas, estará imune à criminalidade. O dinheiro que financia o crime organizado vem justamente das drogas consumidas em inúmeras festas promovidas em belas mansões. Com recursos disponíveis, os bandidos traçam planos maquiavélicos e arremessam-se contra a sociedade com mais ódio e menos piedade, desmoralizando assim, os poderes constituídos e mostrando que estamos cada vez mais à mercê de uma força brutal e impiedosa.

Por isso, é preciso que todos tomem consciência do papel importante que exercem. A violência que aporta em condomínios de luxo e encontra nos jovens de classe média alta guarida é apenas reflexo da irresponsabilidade dos pais, do descomprometimento dos governantes e, de uma classe burguesa que acredita que está acima de tudo e de todos. É momento de plena reflexão. Todos devem combater à bestial máquina da criminalidade, pois ela alimenta-se de algo precioso, vidas humanas.

Jorge Cristiano

Anúncios

3 comentários em “Deliquência Juvenil

Adicione o seu

    1. Olá! Grande Jovane. Fico feliz que ainda continuas acessando o blog.

      Um grande abraço e manda mais notícias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: