7 dicas para vencer as panes criativas

O Psyblog publicou recentemente um texto bem interessante com técnicas – vindas de estudos da psicologia – para aprimorar a criatividade. Segundo eles, todo mundo é criativo e capaz de inovar. No entanto, há momentos em que até a pessoa mais criativa do mundo tem algum bloqueio, e começa a pensar em círculos. Énessa hora que essas dicas podem ser bem úteis. Sâo fáceis e podem ser aplicadas no dia-a-dia. Vamos lá.

1. Distância Psicológica
As pessoas geralmente recomendam a separação física dos impasses criativos por meio de intervalos. No entanto, a distância psicológica é a chave, diz o texto. De acordo com a Teoria dos Níveis de Construção, distância psicológica é qualquer coisa que não experimentamos como acontecendo agora, conosco e aqui. A dica é muda a maneira como se pensa em relação e um problema. Por exemplo, tentar enxergar a perspectiva de outra pessoa, ou pensar na questão como se fosse irreal e improvável.

2. Adiantar-se no tempo
A distância cronológica também uma das formas apontadas como potencializadoras da criatividade. Um estudo pediu aos participantes para pensar como seriam suas vidas daqui um ano. Eles geraram muito mais insights e soluções criativas para problemas do que o grupo de controle que deveria pensar como seria a vida manhã. A dica é se projetar adiante no tempo – enxergar sua tarefa criativa em um, dez ou cem anos.

3. Simulação do absurdo
A mente está desesperada para encontrar significado nas experiências. Quanto mais absurdas essas experiências, mais difícil é encontrar esse sentido. Participantes em um outro estudo leram uma história curta e absurda do Franz Kafka antes de fazer uma tarefa de reconhecimento de padrões. Comparado ao grupo de controle, os que fizeram a leitura mostraram uma habilidade aprimorada em reconhecer padrões escondidos. A dica é ler Alice no País das Maravilhas, Metamorfose – do Kafka -, e outras obras absurdas. Isso, certamente, vai ampliar sua capacidade criativa.

4. Use o mau humor
Estados emocionais positivos aumentam tanto a capacidade de resolver problemas quanto o pensamento flexível, que e são, geralmente, condutores à criatividade. No entanto, diz o texto, as emoções negativas também possuem o poder de potencializar a criatividade. Um estudo com 161 empregados de uma empresa detectou que a criatividade aumentava sempre que os níveis de emoções positivas ou negativas estavam altos. Diante disso, a dica é não deixar as emoções negativas se tornarem vilões da criatividade já que, se bem aproveitadas, o resultado pode ser surpreendente.

5. Combinação de opostos
Entrevistas com 22 vencedores do prêmio Nobel em psicologia, química, medicina e física, além de escritores que venceram o prêmio Pulitzer, detectaram similaridades surpreendentes nos seus processos criativos. Chamado de ‘pensamento janusiano’, envolve a concepção de opostos múltiplos e simultâneos. Ideias integradas vem das justaposições, que são geralmente não óbvias no produto final, teoria e trabalho. A dica é montar oposições impossíveis e tentar combinações ridículas.

6. Caminho de maior resistência
Quando as pessoas tentam ser criativas, geralmente tentam o caminho de menos resistência ao construir em cima de ideias já existentes. O caminho do mais resistente é que pode levar a soluções mais criativas. A dica é, ao invés de passear com seu cachorro pra cima e pra baixo, vá fazer trilha off-road.

7 – Reconceituação
As pessoas geralmente vão muito rapidamente às respostas, antes mesmo de pensar de verdade sobre a questão. Estudos sugerem que passar tempo reconceituando o problema é extremamente benéfico. Um estudo detectou que os participantes da experiência geraram ideias de melhor qualidade quando forçados a reconceituar o problema de diferentes maneiras antes de tentar resolver. A dica é esquecer a solução no início e concentrar-se no problema. É essencial fazer a pergunta certa.

Fonte: CHMKT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: