Pesquisa revela atuação dos psicólogos na educação pública

Levantamento realizado em seis estados brasileiros será debatido em simpósio durante o III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão

Promovida pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb), a terceira edição do Congresso Brasileiro: Psicologia: Ciência & Profissão, que acontece de 3 a 7 setembro em São Paulo, reúne 21 associações de psicologia para apresentar os temas e estudos mais importantes da área.

A Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) traz, para esse congresso, dados recentes de uma pesquisa realizada para analisar a ação de psicólogos na educação. O levantamento chamado A atuação do psicólogo da rede pública de ensino frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações, envolvendo seis estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Santa Catarina, e São Paulo), identifica elementos inovadores na prática da psicologia e apontam para um profissional que articula ações tradicionais, centradas na avaliação e no atendimento clínico, com práticas mais contemporâneas e críticas, baseadas na compreensão de fatores que formam os processos escolares e empregadas junto à formação docente.

O título da pesquisa deu origem ao simpósio A atuação do psicólogo na rede pública de educação: concepções e práticas, a ser apresentado em duas partes: a primeira no dia 5 de setembro às 10h30 para os resultados de Bahia, Minas Gerais e Rondônia e, a segunda no dia 7 às 14h para os resultados de Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

“Trata-se da primeira pesquisa do Brasil sobre a atuação do psicólogo na rede pública de educação, com o apoio de agências financiadoras como a Fapesp, CNPq, Fapba, Fundação Araucária e Fapmig. Participaram do grupo de pesquisa professores de universidades públicas e privadas, mestres, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação”, diz a psicóloga Marilene Proença Rebello de Souza que coordena o grupo que apresenta os resultados no dia 7. Nesse grupo estão ainda os autores Maria Gonçalves Dias Facci e Celso Francisco Tondin.

Já o grupo que apresenta os resultados no dia 5 é coordenado por Silvia Maria Cintra da Silva e conta com a colaboração dos autores Iracema Neno Cecilio Tada, da Universidade Federal de Rondônia, Lygia de Sousa Viégas, da Faculdade Social da Bahia e Silvia Maria Cintra da Silva, da Universidade Federal de Uberlândia.

Segundo Marilene, “pudemos conhecer as concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública de educação frente às queixas escolares. A pesquisa teve como objetivo compreender em que medida tais práticas apresentam elementos inovadores e pertinentes às discussões recentes na área de Psicologia Escolar e Educacional em busca de um ensino de qualidade para todos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem histórico-crítica e que trabalha com dados quantitativos e qualitativos. Na apresentação, traremos os dados nacionais da pesquisa, apresentando as principais questões postas hoje para esses profissionais no que tange à formação profissional, atuação e políticas públicas”.

Sobre a Abrapee – Foi fundada em 1990 por um grupo de psicólogos interessados em congregar os estudiosos e profissionais da área, visando o reconhecimento legal da necessidade do psicólogo escolar nas instituições de ensino, bem como estimular e divulgar pesquisas nas áreas de psicologia escolar e educacional. A Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade incentivar o crescimento da ciência e da profissão de psicólogo escolar e educacional, como um meio de promover o bem-estar e o desenvolvimento humano, enfocando para isto o processo educacional no seu sentido mais amplo.

III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão
De 3 a 7 de setembro de 2010
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda – São Paulo
Uninove Campus Memorial
Rua Adolfo Pinto, 109 – Barra Funda – São Paulo
Mais informações e programação completa: http://www.cienciaeprofissao.com.br

Fonte: Psique

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: