A Voz do Coração

 

Muitos filmes falam aos ouvidos, mas são raríssimos os que falam ao coração. O filme Les Choristes, França 2004, com título em português de A Voz do Coração, dirigido por Christophe Barratier é uma dessas raras produções cinematográfica que deixam o espectador com um nó na garganta, mas com a certeza de que um pouco de amor e de dedicação podem transformar vidas.

 

A obra relata a vida de um grupo de crianças num internato. A instituição tem métodos rígidos e adota o lema: toda ação requer uma reação, ou seja, todos os atos que se desviassem das normas seriam combatidos com as mais rígidas punições. As práticas medievais ficaram evidentes em diversas partes do filme, principalmente na fala do diretor François Berléand (Rachin), que consegue ser temido pelas crianças, mas não respeitado.

 

Mas as regras da instituição começam a ruir com a chegada do novo professor, Clément Mathieu (Gérard Jugnot). Ele encontra crianças hostis e indisciplinadas, que procuram de todas as formas burlas e se insurgir contra a instituição. Mas o novo professor acredita que através da música é possível despertá-las para um momento de descobertas e novas aprendizagens. Mathieu vê em cada uma delas um talento especial, até o mais desafinado consegue fazer parte do novo coral. O coral de Mathieu chega a encantar o telespectador com suas belas canções e, principalmente, pela maneira como vão surgindo os novos talentos.

 

O método de Mathieu não revolucionou apenas a vida das crianças, mas também a dos funcionários – que tiveram a possibilidade de descobrir uma forma mais humana e mais eficiente de lidar com os internos. O ciclo de transformações é tão significativo que o próprio Mathieu se vê envolvido, voltando a compor novas músicas.

 

O personagem de Mathieu traz à memória a figura daquele inesquecível professor. Que procurava extrair de cada um de nós o “algo mais”, o nosso melhor. Uma pessoa com metodologia diferente, grande dedicação e, principalmente, jeito especial de ensinar. Mas, infelizmente, um belo dia partiu, levando consigo um pedacinho de nós, mas deixando muito de si.

Jorge Cristiano

 

E você? Quer compartilhar com os leitores sobre um professor que marcou a sua vida?

Anúncios

3 comentários em “A Voz do Coração

Adicione o seu

  1. aaah, tem tantos…

    Tia Tônia da 2ª série, que não tinha vergonha de ser criança com um monte de criança…

    Profºs. Aureliano e Gerson na 5ª e 7ª séries, um porque tratava a gente como gente grande sem ser autoritário, o outro porque era LINDO e tratava todas as meninas com respeito – ambos grandes professores de matemática

    No Objetivo, Mário, Guálter, Carlos e a coordenadora Socorro

    Na faculdade, Busão, o MESTREEE, claro!

    1. Grande Carol Thom. Fiquei muito feliz em ler o seu comentrio e poder compartilhar de fatos importantes de sua vida.

      Um grande abrao.

      P.S.: Desculpa no ter parado pra falar com voc. Estava numa grande correria.

      Cristiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: