Para “The Economist”, Ciência no Brasil vai bem, mas português é entrave

SABINE RIGHETTI
DE SÃO PAULO

O Brasil não é apenas sol, praia e samba, e as condições para os cientistas estrangeiros pesquisarem no país, sobretudo em São Paulo, são boas. Essa é a análise da revista “The Economist” sobre a ciência brasileira, publicada na quinta-feira.

A revista afirma que há muitos cientistas brasileiros fazendo pesquisa e estudando fora do Brasil. Mas, agora, o motivo é a internacionalização da ciência brasileira e não a falta de programas de pós-graduação por aqui.

É essa mesma internacionalização que também tem atraído cientistas estrangeiros ao Brasil. De acordo com a “The Economist”, especialmente em São Paulo, “o estado rico do país”, as condições para pesquisadores de fora são atrativas.

São Paulo reúne as melhores universidades do país –que estão entre as 300 melhores do mundo– e o investimento em ciência é garantido pela quantidade de recursos equivalente à taxa de 1% do PIB estadual. Isso resultou em cerca de R$ 760 milhões no orçamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em 2010.

Apesar de ter dinheiro para pesquisa e instituições de qualidade, a “The Economist” ressalta que o português continua sendo uma limitação à internacionalização da ciência brasileira.

No Brasil, as aulas de graduação e de pós-graduação são em língua portuguesa e postos como de pesquisador e professor só podem ser assumidos mediante concurso público — também feitos em português. “O chefe de departamento não pode simplesmente escolher um candidato e começar uma negociação”, afirma a revista.

Fonte: Folha.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: