Murmurar canções pode ajudar a evitar sinusite, mostram estudos

Por Anahad O’Connor
The New York Times

Murmurar canções ajuda a aumentar o fluxo entre os seios e as cavidades nasais

Lidar com um resfriado já é ruim, mas quando isso leva a uma sinusite, o sofrimento pode ser em dobro. Alguns pesquisadores propuseram um remédio surpreender: liberar o Sinatra dentro de nós.

A sinusite – que aflige mais de 37 milhões de americanos todos os anos – geralmente ocorre quando o revestimento dos seios nasais fica inflamado, retendo ar, pus e outras secreções, e causando dor, cefaleia e congestão. Como a inflamação muitas vezes é causada por infecções respiratórias superiores, as pessoas com asma e alergias são mais vulneráveis que outras a ter sinusite crônica.

Manter os seios nasais saudáveis e livres de infecção requer ventilação – manter o ar fluindo suavemente entre os seios e as cavidades nasais. E existe forma melhor de manter o ar se movendo pelos seios e cavidades nasais do que murmurar uma música?

Num estudo publicado no “American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine”, pesquisadores examinaram esse efeito comparando o fluxo de are m pessoas quando murmuravam uma canção e quando expiravam sem murmurar. Especificamente, eles observaram se o murmúrio levava a maiores níveis de óxido nítrico expirado, um gás produzido nos seios nasais. O nível de óxido nítrico durante os murmúrios aumentou em 15 vezes.

Outro estudo, realizado um ano depois e publicado no “European Respiratory Journal”, encontrou um efeito similar: murmurar resultou num maior aumento de óxido nítrico nasal, “causado por uma rápida troca de gases nos sinos paranasais”. Como a redução do fluxo de ar tem impacto nas infecções dos seios nasais, os pesquisadores sugeriram que períodos diários de murmúrios musicais podem ajudar as pessoas a reduzir o risco de problemas crônicos. No entanto, eles afirmam que estudos mais aprofundados são necessários.

Conclusão? Estudos mostram que murmurar canções ajuda a aumentar o fluxo entre os seios e as cavidades nasais, o que potencialmente pode ajudar a nos proteger contra sinusite.

Tradutor:
Gabriela d’Ávila

Fonte: Uol

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: