Biociências nucleares

O presidente da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN), doutor Ademir Amaral, profere a palestra “Radiações em Biociências: uma ferramenta de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, no dia 2 de setembro, às 14h, no auditório Paulo Bührnheim.

Presidente da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares 

Com o objetivo de discutir e de apresentar à sociedade  o uso da energia nuclear na terapia contra o câncer e as pesquisas desenvolvidas no Brasil, que utiliza a energia nuclear aplicada às Ciências Biomédicas, o doutor Ademir Amaral, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um dos maiores pesquisadores em biociências nucleares e presidente da (SBBN), estará na Ufam participando de um encontro promovido pelo Biotério Central, com o apoio do Instituto de Ciências Biológicas, do Centro de Apoio Multidisciplinar e do departamento de Física.

 

Na opinião do professor Fábio Moroni, diretor do Biotério da Universidade, este evento constitui uma grande oportunidade de reunir profissionais de saúde e de áreas afins, para debaterem aplicações das radiações ionizantes na medicina e na biomedicina, bem como suas interfaces disciplinares e tecnológicas.

 

Neste contexto, Fábio Moroni acredita que este encontro contribuirá para evidenciar a importância do curso de Biociências Nucleares, a ser implantado na Ufam, e  dará ênfase às aplicações das radiações ionizantes em Medicina Nuclear. Ele também destaca sobre a diversidade de aplicações dessas radiações na Medicina Nuclear, tanto para diagnósticos quanto para terapias, permite um salto de qualidade e de precisão no estudo e tratamento de muitas patologias.

 

Na ocasião, será discutida também a construção de um centro de biociências nucleares na área do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho para atender a demanda de pesquisadores que necessitam de um espaço para realizar seus trabalhos de pesquisa.

 

O Biotério Central da Ufam é dirigido pelo professor Fábio Moroni, do Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas.

 

Currículo do Dr. Ademir Amaral

Ex-professor de Radiobiologia da Faculté de Médecine Xavier Bichat – Paris 7, é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, com especialização em Segurança Ocupacional, possui Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Radiobiologia pela Université Paris XII (Hospital Henri Mondor). Coordenou o Curso de Graduação em Engenharia Biomédica da UFPE, entre 2007 e 2009.

 

É atualmente Presidente da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares- SBBN (www.sbbn.com.br), e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares – PROTEN – UFPE, onde coordena o Grupo de Estudos em Radioproteção e Radioecologia (GERAR). Pesquisador nas áreas de Engenharias Biomédica e Nuclear, atua principalmente nas áreas de Física Médica, Radioproteção, Biodosimetria e em Segurança e Saúde Ocupacional.

 

Fonte: Ufam

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: