O fluxo eterno da vida

“Ninguém entra num mesmo rio uma segunda vez. Pois quando isso acontece, já não se é o mesmo; assim como as águas, que já serão outras.”

Foi um filósofo grego, Heráclito de Éfeso, que fez esta formulação que até hoje nos fascina. O fluxo eterno das coisas é a própria essência do mundo. E se ainda hoje ficamos espantados com isso, é porque nos apegamos teimosamente ao que já passou, esperando, no fundo, que tudo permaneça igual. Então, é necessário um filósofo da antiguidade, ou um escritor contemporâneo, pra nos fazer entender que nada é permanente, a não ser a mudança.

“O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não são sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam, verdade maior, é o que a vida me ensinou.” Guimarães Rosa

O filósofo flagra a fluidez, e o escritor se maravilha com isso. “É o mais bonito da vida” – diz Guimarães Rosa. É uma celebração do movimento; não é um lamento. O tempo não para. E isso é belo. Então, quando me encontrares, eu serei outra. E vocês também.

P.S.: esse trecho foi retirado do capitulo final da novela “A Vida da Gente”, assista aqui o video que contém o trecho acima.

Anúncios

3 comentários em “O fluxo eterno da vida

Adicione o seu

  1. Essa novela teve diálogos e reflexões excelentes sobre variados eventos do nosso cotidiano. Sem dúvida, uma bela novela para aqueles que apreciam a psicologia.

  2. Afirmar que nada é permanente, é no mínimo audacioso(a), um tanto relativo ou não admitir a existência de Um Deus Infinito e que não há vida após a morte, pois o espírito de vida foi dado para viver eternamente. Portanto, para quem aceita a Teologia como uma Ciência recém-nascida (ou aceita como ciência a ser estudada) no corpo das ciências tradicionais, há de admitir que nem tudo é perecível. É isso aí!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: